terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Virando o Jogo - Seleção do Haiti

Futura seleção do Haiti desembarca para treinamento em 
Ribeirão Preto


Onze jovens atletas ficarão nove meses no país do futebol



Um time inteiro de futebol e uma nova chance na vida. Onze promessas do futebol haitiano desembarcaram nesta segunda-feira (21) em Ribeirão Preto, para um treinamento de nove meses no Olé Brasil. A iniciativa faz parte do projeto Agência Brasileira de Cooperação, ligado ao ministério das Relações Exteriores. A intenção é que os jogadores formem a base da futura seleção do Haiti, país devastado por um terremoto, há um ano.

“É dar oportunidade a 11 jovens haitianos, na idade de 14 a 16 anos, para que num futuro, e muito próximo, formem a equipe nacional de futebol do Haiti”, diz a coordenadora do projeto, Izabela Pereira.

Muitos perderam parentes no desastre do início de 2010 e preferem não comentar sobre o passado. Os jovens foram selecionados em um grupo de 150 jogadores. Os treinamentos começam nesta terça-feira e dois técnicos – um brasileiro e outro haitiano – irão treinar os garotos.

“Primeiro eles terão o trabalho físico, para depois aliar a parte técnica. Eles já são vencedores e a gente espera dar o máximo de motivação possível e um pouco de alegria para eles, porque futebol é alegria. Nada mais do que isso”, diz o técnico brasileiro Lucas Del Vecchio.

Durante o intercâmbio no Brasil, os jogadores irão cursar o ensino médio em uma escola particular, terão acompanhamento psicológico e assistência médica e dentária.


Nenhum comentário:

Postar um comentário