quinta-feira, 24 de março de 2011

Campeonato Mineiro 2011

Cruzeiro opta por viajar de ônibus, reduz custos e vira atração no interior

Durante a disputa do Campeonato Mineiro, o Cruzeiro encontrou uma alternativa para, ao mesmo tempo, baratear o custo de viagem e promover uma atração aos torcedores de fora da capital. Em determinados jogos no interior do estado, a delegação celeste tem viajado com o ônibus personalizado do clube. Aprovada pelos atletas, cujo tempo é preenchido com jogos de baralho, música, filmes, como Tropa de Elite, a iniciativa serve também para unir o grupo.
“Quando vamos de avião, a gente chega direto no hotel e permanece menor tempo na cidade. Quando vamos de ônibus, temos um carinho muito bom dos torcedores. Eles nos incentivam e temos de dar autógrafos e tirar fotos”, observou o atacante Wellington Paulista.
Recebido em uma parceria com a Volkswagen em janeiro do ano passado, o ônibus cruzeirense tem estampado em seu lado de fora imagens de troféus conquistados ao longo dos 90 anos de fundação do clube. “É o nosso azulão”, brincou o técnico Cuca, que também aprova as viagens por terra.
“É maior satisfação. Lembro, quando eu jogava, que viajava para São Borja, era longe. Para Erechim, íamos de ônibus e era a maior satisfação. Não tinha ônibus do clube, mas era uma delícia essa viagem”, relembrou o treinador, saudosista.
A diretoria do Cruzeiro optou por utilizar o veículo terrestre em viagens de curta e média distância da capital mineira em uma alternativa também para lidar com as dificuldades para fretar aviões. A escolha pelo ônibus como meio de transporte ocorreu diante do Tupi, em Juiz de Fora, em jogo antecipado da 10ª rodada do Estadual, no dia 9 passado, e será repetida neste domingo, quando a equipe irá a Varginha, no sul do estado, para enfrentar o América-MG.
“Percebemos que o ônibus é uma atração ao torcedor e, assim, diminuímos nossa dificuldade com fretamento de aeronaves. No caso de Varginha (a cerca de 300 quilômetros de Belo Horizonte), teríamos de fazer escala em São Paulo e pagaríamos quatro pernas, ida e volta a São Paulo, e de São Paulo a Varginha”, explicou o gerente de futebol do Cruzeiro, Valdir Barbosa.
“No interior, o ônibus é uma forma de aproximação direta com o torcedor. O pessoal fica curioso e é um sucesso. Quando o calendário permite ir com antecedência, procuramos optar pelo ônibus”, acrescentou o dirigente, que acompanha jogadores e comissão técnica nas viagens pelo interior.
O fator de atração gerado pelo ônibus personalizado tem sido aproveitado pelo departamento de marketing do Cruzeiro, juntamente com a presença do mascote do clube, no encontro com os torcedores do interior.
“Pelo grande interesse que gera o ônibus, nós procuramos estacioná-lo sempre em via pública para que os torcedores tirem fotos com ele e também acompanhados do Raposão (mascote). Por si só, o ônibus é uma atração e não existe a necessidade de ações especificas de marketing”, afirmou o diretor de marketing do Cruzeiro, Marcone Barbosa.
Até mesmo em viagens em que jogadores e comissão técnica utilizam avião, o ônibus segue por terra para o transporte de material até o destino e também para servir como transporte local para a delegação. Internamente, o veículo conta com quatro telas de LCD, mesa para reunião, banheiro, ar condicionado, frigobar e bancos de couros personalizados.
Foto: Washington Alves/Vipcomm
Reportagem: Gustavo Andrade/UOL Esporte

Nenhum comentário:

Postar um comentário