quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Copa São Paulo começa com ex-jogadores do Flamina em campo


Começa nesta terça-feira (3), a 43ª edição da Copa São Paulo de Futebol Júnior. A maior competição brasileira de futebol sub-18 vai contar este ano com a participação de 96 equipes de todo o país, reunindo assim centenas de jovens atletas que buscam brilhar no futebol. Entre eles estão seis jogadores do Sul de Minas, que passaram por Pouso Alegre e defenderam a camisa do Flamina FC.

Aurélio Reis, da Portuguesa de Desportos, Breno Milare, do Mirassol, do interior de São Paulo, Henrique Roberto, do Atlético Mineiro, Diego Henrique, do América Mineiro, Hernani Azevedo, do Atlético Paranaense e Andrei Lucas, do Criciúma, de Santa Catarina, querem manter a tradição do Sul de Minas em revelar grandes jogadores para o futebol nacional e até mesmo mundial.

Pio Erley do Nascimento, responsável pela descoberta e encaminhamento dos atletas sul-mineiros para os clubes, conta que a participação dos jovens na 43ª edição da Copa São Paulo de Futebol Júnior é o resultado de um longo trabalho. “Quem planta, colhe. Graças a Deus tudo está encaminhando e o nosso trabalho está surtindo efeito”.

Segundo Pio Erley, todos os atletas que passaram pelo Flamina FC e que vão disputar a Copinha 2011 são promissores, pois mesmo com a pouca idade, já disputaram campeonatos de alto nível, chegando até a vestir a camisa da Seleção Brasileira de Base, como o volante do Atlético Paranaense, Hernani Azevedo, natural de São Gonçalo do Sapucaí.

“A Copa São Paulo é uma grande vitrine para o futebol. Você indo bem nela, sempre alguma coisa boa pode aparecer. Mostra que algo de bom tem no time que foi bem. Por isso, nosso grupo está unido. Está focado em um só objetivo que é vencer a competição. Temos plenas condições de conseguir isso e um dia chegar à equipe profissional do Atlético”, disse Hernani (foto), de 17 anos.

Copinha

Na primeira fase, os times serão dispostos em 24 grupos de quatro, que se enfrentam em turno único. Os times que terminarem na primeira posição de cada grupo e os oito melhores segundos colocados se classificam para a segunda fase. Como tradicionalmente acontece, a competição é realizada até o dia 25 de janeiro, quando ocorre a decisão, sempre no Pacaembu. Na data, é comemorado o aniversário do município de São Paulo.

O atual campeão da Copinha é o Flamengo, que, em 2011, derrotou o Bahia por 2 a 1 na final, disputada no Pacaembu. Entre os destaques da equipe na competição estava o volante Muralha, que foi promovido ao time profissional do Fla no mesmo ano. O objetivo da Copinha é justamente o de incentivar o desenvolvimento da categoria sub-18 no país, possibilitando a formação de novos talentos para o futebol brasileiro.

No entanto, a Copinha também possui o lado negativo. A grande quantidade de equipes participantes exige que um mesmo time dispute diversas partidas seguidas, com intervalos pequenos entre elas. Essa situação sobrecarrega os jogadores, sujeitos a lesões. Além disso, há cada vez mais a participação de clubes-empresa, cujo objetivo único é a exibição de jogadores para gerar lucro com vendas. Como a Copinha se tornou uma vitrine para os empresários, o assédio aos jovens atletas também é uma constante durante jogos e treinos.

Com informações de PiuSports para o Esporte P.A.



Nenhum comentário:

Postar um comentário