quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Rio 2016



Lançada oficialmente durante a festa de Réveillon na Praia de Copacabana, a logomarca dos Jogos Olímpicos Rio 2016 já ganhou o mundo e uma polêmica que desde o primeiro dia do ano motiva discussões na internet, em redes sociais como o Facebook e o Twitter. Muitos internautas alertaram para a grande semelhança entre a logomarca vencedora do concurso instituído pelo Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro e a da Telluride Foundation, uma organização não-governamental (ONG) norte-americana dedicada à filantropia e ao apoio a projetos sociais. Alguns chegaram a suspeitar de um plágio, o que foi negado tanto pelo criador da logo, Fred Gelli, da agência carioca Tátil Design, como pelo Comitê Rio 2016. Os traços que retratam pessoas se abraçando e sugerem o movimento de dança são o elemento comum entre as duas logomarcas, mas há grandes diferenças. Na logomarca da Telluride, são quatro pessoas de braços dados, formando um desenho que lembra um coração, Na da Rio 2016, são três as figuras de braços dados e o desenho que elas formam revela, segundo o Comitê Rio 2016 , “um dos mais belos cartões postais do Rio, um Pão de Açúcar vibrante, que balança num gingado feito de alegria, união, celebração e amizade”. Em nota enviada à Agência Brasil, a Assessoria de Imprensa do Comitê Rio 2016 informou que foi feita uma extensa busca mundial de marcas que tivessem elementos presentes na que foi escolhida para os Jogos. “Tanto o Comitê Rio 2016 como o Comitê Olímpico Internacional (COI) avaliaram que as marcas encontradas na busca não apresentavam conflito com a marca dos Jogos Olímpicos Rio 2016”. Para o criador da logo, a marca dos Jogos do Rio é radicalmente diferente pelo fato de ser tridimensional. Fred Gelli afirmou que desconhecia a logomarca da Telluride. Para ele, “um grupo de pessoas se abraçando é uma referência ancestral, está no inconsciente coletivo e presente em diferentes expressões artísticas”.
Outra semelhança apontada pelos internautas é com uma obra de arte bastante conhecida, o quadro La Danse, do pintor francês Henri Matisse. A obra retrata cinco corpos nus dançando de mãos dadas. A logomarca foi escolhida em setembro passado pelos 12 integrantes da comissão julgadora do concurso instituído pelo Comitê Rio 2016. O processo seletivo teve início em abril de 2010 e mobilizou 139 agências de publicidade e design nacionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário